sábado, 17 de maio de 2014

Mulheres profissionais da classe C empreendem e alcançam resultados positivos

As mulheres da nova classe C não são apenas responsáveis pela maior parte da renda nos lares brasileiros: muito além dos estereótipos que comumente incidem sobre os trabalhadores da nova classe média, muitas dessas mulheres estão liderando uma verdadeira revolução social no país, ao investir em sonhos concretos, como a compra da casa própria, o ingresso na universidade ou em cursos de línguas, a educação dos filhos e viagens ao exterior. Esta é conclusão de uma pesquisa realizada pela Deep - Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes, que investe em mulheres da classe C como prestadoras de serviço em diversos projetos que vem desenvolvendo.
A empresa possui equipes formadas somente por mulheres para atuar em projetos de relacionamento comunitário. As equipes participam de treinamentos e atuam em programas em todas as regiões da cidade de São Paulo, região metropolitana e litoral para oferta de diversos serviços, cuja carência está sendo detectada, de acordo com cada região, em levantamentos realizados pela Deep.
Das 200 mulheres empreendedoras que participaram da pesquisa, algumas delas atuantes em projetos da Deep, 98,7% realizaram ou planejam realizar sonhos relacionados à moradia, educação e crescimento pessoal. 
É o caso de Aparecida Borges da Silva, “A minha qualidade de vida e da minha família mudou. Tenho mais motivação pra conquistar meus objetivos, acabo pegando os exemplos de pessoas que vejo no dia a dia e levo pra minha vida. O trabalho que executo hoje me deu segurança pra financiar minha casa e com o dinheiro que vem dele pago minha casa própria”, comemora.
Com a oportunidade de empreender, Eliane Targino comprou móveis pra sua casa e já planeja fazer faculdade. “No começo do ano já pesquisei e pretendo dar início, no segundo semestre, à faculdade de Pedagogia.”
Eliana de Cássia Queiroz realizou o sonho do ensino superior assim que começou a trabalhar. “Voltei a estudar, faço faculdade de Assistência Social e já estou no segundo ano.”
Para Alessandra Borba, a experiência possibilitou investir na educação dos filhos. “Consegui pagar a faculdade e alguns cursos técnicos para os meus filhos e ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho. Agora quero comprar um carro e voltar a estudar, fazer um curso técnico.”
E para algumas dessas mulheres, a iniciativa significa não apenas uma forma de obter renda, mas uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Como Veralice de Jesus Donelli, que se considera mais desenvolta. “Ouço mais as pessoas e aprendo a lidar com elas.“
Para Eliana Fortes, a oportunidade trouxe dignidade. “Eu me sinto mais digna, com mais segurança no lado profissional e pessoal, já que eu trabalho com algo de que gosto e também acredito.”
A diretora executiva da Deep, Juliana Almeida Dutra, explica que o projeto foi desenhado de forma a atender ao objetivo de rentabilizar a família, garantindo que houvesse tempo para atuar na educação dos filhos e acompanhamento da casa, não prejudicando o vínculo familiar, mas melhorando a renda de cada participante. “A atuação é totalmente flexível, não há regra alguma de horário de trabalho, é um modelo totalmente autônomo, mas que tem como princípio remunerar por resultados sólidos e apoiar o alcance destes resultados.  A prestação de serviços acontece em períodos específicos e o resultado é excelente. Temos pessoas que já pagaram a casa, outras estão ajudando os filhos a pagarem a faculdade, reformando suas casas, apoiando o tratamento de familiares, estudando para se desenvolver, entre muitos outros casos. Os resultados são excelentes para a empresa, para as comunidades, para o mercado e para as pessoas.”
Juliana afirma que capacidade de lidar com o público após o treinamento na metodologia da Deep alavanca os resultados e os objetivos são sempre cumpridos, satisfazendo a todos os envolvidos nos projetos. “É uma forma inovadora de contribuir com resultados empresariais, sociais e familiares. É assim que acredito que os projetos tragam resultados, quando eles conseguem agregar em todas as pontas de sua atuação".

fonte: DEEP – DESENVOLVIMENTO E ENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DE PESSOAS E CLIENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário