sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cinco passos para combater a TPM com a alimentação

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um distúrbio que afeta as mulheres durante a fase reprodutiva, com sintomas que causam alterações emocionais, físicas e comportamentais – como mudanças no humor, irritabilidade, enxaqueca, retenção de líquidos, constipação, cólicas, dores na mama e insônia. A TPM pode se apresentar de forma leve, moderada e severa, e varia de acordo com o ciclo menstrual.
O consumo de alguns nutrientes específicos pode colaborar para a prevenção e redução dos sintomas da TPM, por isso a nutricionista da Nutravie, Andrea Stingelin Forlenza dá cinco dicas para as mulheres incluírem na alimentação:
Consuma alimentos ricos em vitamina B6 e E, como cereais integrais, oleaginosas, banana e vegetais verde escuros, importantes para minimizar dores na mama e sensação de enjoo e a irritabilidade.
Inclua as fibras na alimentação porque ajudam a melhorar o funcionamento intestinal.  Frutas, legumes, verduras, linhaça e o farelo de aveia são boas opções. Além disso, beba bastante  água, por volta de 2 litros ao dia.
Opte por alimentos fonte de magnésio como abacate, amêndoas, cereais integrais, banana e água de coco para minimizar a retenção de líquidos, fadiga e dor de cabeça. O mineral ainda ajuda a diminuir a vontade de comer doces.
Alimentos industrializados, gordurosos, ricos em açúcar e sódio, cafeína e álcool  podem aumentar o desconforto durante o período menstrual, como retenção de líquidos e cólica. Evite-os!
Alimentos ricos em cálcio, como o iogurte, os queijos magros e as folhas verde escuras ajudam a diminuir a cólica, pois o cálcio contribui para aliviar a contração muscular na região abdominal.
Muitas mulheres sentem mais vontade de comer doces nesse período, em especial o chocolate, que é composto por substâncias como o triptofano, precursor da serotonina, um hormônio que proporciona uma sensação de bem-estar. No entanto, Forlenza recomenda que se opte pelo chocolate meio amargo. “A partir de 50% cacau, o chocolate oferece maior quantidade de triptofano, além de flavonoides (antioxidantes) e é menos calórico por conter menos açúcar”.
Além da alimentação, a prática de atividade física também é importante para combater a tensão pré-menstrual.  “Vale lembrar que hábitos de vida saudáveis durante o mês são fundamentais para minimizar os sintomas da TPM”, afirma a nutricionista.



fonte: E4 Comunicação & Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário