sexta-feira, 9 de maio de 2014

Exposição na Galeria Trapiche apresenta olhar contemporâneo sobre arte sacra





















“Lumen: O Alvorecer do Outro” é a exposição do artista plástico Adonias Júnior iniciada nesta quinta-feira (8), no salão da Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. A mostra, disponível ao público 7 de junho, reúne 48 obras produzidas como parte da experiência religiosa do artista. A entrada é gratuita.
“A arte sacra na história da arte maranhense sempre teve pujança. No meu trabalho eu vinculo a minha produção artística com a minha experiência religiosa, porém, a experiência artística é mais ampla, não sendo algo somente religioso, nem uma apologia cristã, ela é experiência estética”, explicou Adonias.
Na história da cultura, arte e religião sempre foram interligadas e com o tempo foram se separando. A cultura popular, em sua essência, também se vincula à religião, assim como as danças e festas que de início eram dedicadas às divindades. “O ícone não é somente uma obra de arte, ela leva a uma experiência sensível com o sagrado. Aquilo que o Evangelho comunica com palavras, o ícone anuncia com cores e o torna presente”, ressalta.
A exposição reúne iconografias de Cristo, nossas senhoras, santos e arcanjos. A escolha da Galeria Trapiche para exposição não foi aleatória, como explica o artista: “Eu trabalho há sete anos com arte sacra. Acredito nesse tipo de produção artística como algo contemporâneo. Montar a exposição aqui dá mais visibilidade para um tipo de arte que a maioria das pessoas compreende como algo somente das igrejas”.
Os suportes são variados: madeira, tecido (panô), gravura, escultura, desenho e pintura em tela. O trabalho agrega elementos da iconografia bizantina com a arquitetura da cidade, a partir de um olhar pessoal do artista. Na igreja São José Operário, no Bairro da Cidade Operária, podem ser vistas algumas pinturas de Adonias.
O artista faz parte da Comunidade Católica Shalom. A exposição apresenta suas experiências pessoais de oração na busca do outro e como forma de comunicação espiritual.  “Lumen: O Alvorecer do Outro” tem a produção e cenografia de Tainam Castelo Branco.

SERVIÇO

O quê? Exposição Lumen: O Alvorecer do Outro
Onde? Galeria Trapiche Santo Ângelo (em frente ao Terminal de Integração)
Quando? De 8 de maio a 7 de junho, das 9h às 19h (segunda a sábado)

fonte: SECOM - Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário