O jornalismo online era, inicialmente, apenas uma versão de jornais
impressos na internet. Porém, nos últimos anos, ele optou por outra
trajetória: a de ter a possibilidade de recorrer a diferentes técnicas,
como..
Instantaneidade - Tem a capacidade de transmitir instantaneamente um fato por ser mais rápido, fácil e barato de inserir uma matéria.
Interatividade - Tem a capacidade de fazer com que o leitor interaja com o conteúdo.
Perenidade - É
possível guardar grande quantidade de informação em pouco espaço; e essa
informação pode ser recuperada rapidamente com uma busca rápida.
Multimediação - O jornalismo online usa vários tipos de mídia, linguagem e formatos de arquivos de computador.
Hipertextualidade - Há possibilidade de termos, em uma matéria, um termo que se refira a outro texto, graças aos hiperlinks.
Personalização de conteúdo, customização
- É possível personalizar um conteúdo, pois é rápido colher informações
sobre usuários/leitores e oferecer a mídia que mais o interessa.
Equipe do DINO lista seis tendências do jornalismo online (Imagem: blogmidia8.com)
O jornalismo digital deve passar por algumas mudanças em 2014. Confira algumas tendências:
1. Conteúdo geolocalizado
Entregar uma notícia que está acontecendo agora não é mais o suficiente. Os jornalistas irão precisar entregar notícias e informações que se relacionem com o lugar onde o leitor está.
Entregar uma notícia que está acontecendo agora não é mais o suficiente. Os jornalistas irão precisar entregar notícias e informações que se relacionem com o lugar onde o leitor está.
2. Redes sociais privadas
Em 2013, diversas pesquisas mostraram que os adolescentes estão saindo do Facebook porque seus pais entraram na rede social e estão vendo tudo que eles postam. O Instagram criou a possibilidade de você compartilhar conteúdo apenas com quem você quiser e então diversas redes “privadas”, como o Snapchat, apareceram.
Em 2013, diversas pesquisas mostraram que os adolescentes estão saindo do Facebook porque seus pais entraram na rede social e estão vendo tudo que eles postam. O Instagram criou a possibilidade de você compartilhar conteúdo apenas com quem você quiser e então diversas redes “privadas”, como o Snapchat, apareceram.
3. Design responsivo
Os smartphones e tablets estão em alta no momento. Com isso, os sites estão precisando se adaptar a cada plataforma, criando um design para cada tipo de veículo.
Os smartphones e tablets estão em alta no momento. Com isso, os sites estão precisando se adaptar a cada plataforma, criando um design para cada tipo de veículo.
4. Vídeos curtos
O acesso à internet pelos celulares tem crescido muito e esses aparelhos demoram bastante para carregar vídeos longos. Ano passado, o Instagram introduziu a possibilidade de upload de vídeos com poucos segundos.
O acesso à internet pelos celulares tem crescido muito e esses aparelhos demoram bastante para carregar vídeos longos. Ano passado, o Instagram introduziu a possibilidade de upload de vídeos com poucos segundos.
5. Tecnologia “vestível”
O Google Glass, óculos do Google, será lançado no mercado em 2014. Com a possibilidade do Iwhatch, relógio da Apple, ser lançado também este ano, teremos a chance de assistir uma revolução causada por essas tecnologias “vestíveis”.
O Google Glass, óculos do Google, será lançado no mercado em 2014. Com a possibilidade do Iwhatch, relógio da Apple, ser lançado também este ano, teremos a chance de assistir uma revolução causada por essas tecnologias “vestíveis”.
6. Publicidade nativa
Uma vez que os velhos banners já não são mais tão atraentes para o público, a tendência de anúncios casados com conteúdos (esforço conjunto entre os veículos de comunicação e os anunciantes) é grande.
Uma vez que os velhos banners já não são mais tão atraentes para o público, a tendência de anúncios casados com conteúdos (esforço conjunto entre os veículos de comunicação e os anunciantes) é grande.
Com a evolução da tecnologia, é inevitável que o próprio mercado
exija também atualizações por parte do profissional que deverá utilizar
as ferramentas e os meios disponíveis para tornar o jornalismo mais
rápido e dinâmico. Além dos grandes portais de conteúdo, a criação de
blogs pessoais dos próprios jornalistas tem sido uma ferramenta
fundamental na comunicação direcionada, agilizando o processo da
informação através da publicação de material relevante enviado a ele
pelos próprios leitores, ou por meio de bancos atualizados de releases
como o DINO (www.dino.com.br/jornalista).
fonte: Portal Comunique-se
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