quinta-feira, 17 de abril de 2014

‘Divulgador de Notícias’: Por que (e como) estar entre os primeiros do Google?

A importância de estar nos resultados das buscas no Google e demais buscadores já não é novidade, seja com seu site ou com informações e notícias a respeito de seu produto ou empresa. A primeira página dos resultados tem sido o maior canal de entrada para sites e blogs, chegando a ser responsável por mais de 80% dos acessos ao conteúdo online.
Hoje o Search Engine Optimization (SEO) já é praticamente obrigatório para seu site ser visto. Ou você pode optar por gastar rios de dinheiro em propagandas na web.
Mecanismos de buscas como o Google analisam cada site indexado, fazendo uma varredura no tipo de conteúdo e na relevância do veículo. Essas análises são feitas automaticamente e com base em critérios variáveis, já que a política de classificação está sempre mudando com base em algoritmo da ferramenta. Relacionamos alguns pontos básicos que devem ser levados em conta.
google-seo-dinoBackLinks
O número de apontamentos de outros sites para o seu, conhecida como BackLinks. O BackLink é gerado quando o endereço de uma ou mais páginas de seu site é citado como link dentro de outros sites, criando canais de entrada para seu veículo. O site DINO (www.dino.com.br/Parceiro) oferece um sistema de parceria que gera mais de 70 backlinks para sites que participam do sistema de parceiros.
Palavras Chave
Palavras-chave no conteúdo de seu site. Na hora de fazer buscas, utilizamos palavras específicas relacionadas ao que procuramos, criando um funil de resultados direcionado ao conteúdo que procuramos. Esses termos são conhecidas como palavras-chave, (ex.: para um site de culinária, provavelmente, as palavras-chave seriam algo como: comida, receita, culinária, nome dos principais pratos, etc.). Enfim, são expressões que as pessoas utilizariam para encontrar seus produtos.
Tags HTML certas
HTML é uma linguagem para web que permite visualizarmos, do nosso lado da tela, textos formatados, coloridos, botões clicáveis e muito mais em um modelo agradável e “navegável”. As tags são responsáveis por classificar blocos de texto dizendo o que cada um representa e como deve ser exibido seu formato. Elas “dizem” ao seu navegador, por exemplo, o que é um título, um subtítulo, uma imagem ou vídeo, o que é link, o que é texto comum, qual a cor e o tamanho dos textos. As tags são responsáveis por traduzir para o navegador um bolo de textos em imagens e formas mais agradáveis para interagirmos. O Google também faz uma varredura nas tags utilizadas em seu site e verifica se elas estão sendo usadas de forma correta. Veja mais aqui.
Performance do Site
A velocidade de carregamento do seu site interfere na rapidez da informação, e nos dias de hoje, não ser rápido é prejudicar a fluidez da comunicação online e o Google não gosta disso. Sites lentos e pesados que demoram a carregar são ponto negativo para os sistemas de busca. Logo, conteúdo como imagens devem ser tratados, evitando excesso de tamanho/peso. Sites com pouca imagem e que respeite o tableless podem ser mais leves quando bem aplicados e melhorar a força no ranking Google. Para Saber mais, clique aqui.
Site Atualizado
Conteúdo constantemente atualizado, renovação de conteúdo significa maior variedade de informação para o usuário e maior movimentação do site. Isso mostra que nem seu site e nem seus leitores foram esquecidos. Ganhe ponto mantendo as informações atualizadas e criando novos conteúdos relevantes. O site DINO oferece sistema de parceria de notícias diárias, conteúdo que aumenta a entrega de material renovado e de qualidade ao leitor potencializando. Assim, a exibição dos sites parceiros no ranking das pesquisas. Saiba mais: www.dino.com.br/Parceiro
Indexar seu Conteúdo
Não basta ter um site com conteúdo. Ele deve ser indexado no Google e, para isso, um passo simples pode adiantar as coisas, por meio de uma página do Google é possível fazer com que seu site seja reconhecido e indexado pelo Google de forma prática e mais rápida, apesar do Google fazer isto automaticamente na maioria dos casos.
Utilizar um SiteMap
Para o Google, é importante entender a navegação em seu site. Isso faz com que ele saiba se o site é ou não “navegável” para o usuário. Ou seja, se a página é intuitiva e apresenta conteúdo interligado entre si sem ser apenas um monte de páginas desconexas, avaliando qual será a facilidade para o usuário navegar no site. Exagere na usabilidade, seu usuário e seu SEO agradecem. O próprio Google auxilia na criação.
Seguindo algumas das dicas acima seu site será bem recompensado e beneficiado com exibição mais frequente nos resultados de buscas favorecendo o aumento de acessos, tornando seu site mais visível. No caso de e-commerce ou sites que usem AdSense, claro, um aumento de receita.
Quer ler um pouco mais sobre SEO?
Guia do Google para Iniciantes
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*Diretor de marketing do Divulgador de Notícias (DINO).

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