segunda-feira, 28 de abril de 2014

Denúncias de acidentes de trabalho aumentam 85% em 2013

O número de denúncias de acidentes de trabalho no Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) cresceu 85% em 2013 na comparação com o ano de 2012. Foi o que revelou o balanço divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (25).
De acordo com o levantamento elaborado pela Codin (Coordenadoria de Defesa dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos), no mesmo período analisado, também houve aumento de 15,4% no número de denúncias relacionadas ao meio ambiente de trabalho.
Em 2014, até o dia 25 de abril, o MPT-MA recebeu 92 denúncias de problemas no meio ambiente de trabalho e 14 denúncias de acidentes de trabalho em todo o estado.
Para a procuradora-chefe do MPT-MA, Anya Gadelha Diógenes, o aumento no número de denúncias é reflexo de uma maior conscientização da sociedade, dos sindicatos e dos trabalhadores. “A atuação do MPT tem como foco a prevenção. Buscamos identificar as causas dos acidentes e corrigir as irregularidades”, pontuou ela.
Na segunda-feira (28) será o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. Para marcar a data, o MPT-MA promove o Seminário: O Papel do Estado e da Sociedade na Promoção da Saúde e Segurança do Trabalho.
O evento será realizado no auditório do MPT, no Renascença, das 13h30 às 17h, e conta com o apoio dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Maranhão e Regional São Luís.
A programação inclui palestras que buscam analisar a atuação de diferentes órgãos na defesa da saúde e segurança dos trabalhadores. Além do MPT e dos Cerests, haverá a participação da Superintendência Regional do Trabalho, de sindicatos, da Rede Sentinela que atua nos hospitais, entre outros órgãos.

fonte: Ascom MPTMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário