quinta-feira, 6 de março de 2014

Turma do Quinto campeã; três escolas estão no Grupo de Acesso

O público foi chegando e ocupando os espaços na arquibancada do Nhozinho Santos. Era um estádio de futebol, mas a disputa era carnavalesca. Nove agremiações brigavam pelo título de melhor escola da Grande Ilha de São Luís.
Entre os favoritos, confiança. Seja por parte da diretoria, seja pelos brincantes. “A gente merece esse título. Ele, dessa vez, tem que ir para a Madre Deus”, disse o músico Madson Peixoto, se referindo a Turma do Quinto. “Estamos confiantes, nada de já ganhou, porque o resultado só sai quando os malotes são abertos. A não ser que já tenha vazado algo, mas nós estamos muito confiantes”, falou o presidente da Favela do Samba, Rogério Avelar. Já para o contador Reginaldo Silva, brincante da Marambaia do Samba, eles não podem ser esquecidos na disputa. “Nós temos consciência que fizemos um carnaval bonito. As pessoas não acreditam muito na gente, mas acho que dá pra surpreender, ficar próximo dos primeiros colocados”, disse.
Os malotes que iriam revelar o grande campeão chegaram pelas mãos da Guarda Municipal. Antes de serem abertos, veio o anúncio das penalidades. A Turma de mangueira perdeu cinco pontos por ter entrado na passarela com apenas 20 baianas. A Terrestre do Samba também foi penalizada: 10 pontos a menos.
O primeiro quesito apresentado foi enredo. Entre as três favoritas, Somente a Favela não tirou nota máxima dos três jurados. Foi só o início. A escola do Sacavém levou notas abaixo do “10” também nas alegorias e adereços, fantasia, evolução e melodia. Flor do Samba e Turma do Quinto também não foram unânimes, mas a escola da Madre Deus manteve maior regularidade. Ao final, três pontos de diferença em relação à segunda colocada, deram o décimo quarto título à Turma do Quinto (veja classificação abaixo).
Bateria da TQ festeja após o resultado final. (foto: facebook TQ)

“Esse título não é meu, não é da diretoria. É da comunidade, que se envolveu, que abraçou. Eles são os verdadeiros donos da conquista.”, Marcos Túlio, presidente da Turma do Quinto.
A Flor do Samba ficou em segundo e a Favela, em terceiro. Resultado questionado fortemente pelos dirigentes das escolas.
“O que existe no carnaval de São Luís é um ranço político. As pessoas acham que a Família Sarney tem influência na Flor do Samba e aí fazem este tipo de sacanagem. Por conta disso, eu estou me despedindo do carnaval de São Luís. Continuo ajudando minha escola, mas não mais como presidente. Dessa função, eu estou dando um ‘tchau, tchau’.”, desabafou o presidente da Flor do Samba, Celso Azevedo.
O título da Turma do Quinto não foi a única novidade. Pelo regulamento, apenas as seis primeiras colocadas permanecem no Grupo Especial. Sendo assim, Turma de mangueira, Império Serrano e Terrestre do Samba vão disputar o carnaval 2015 no Grupo de Acesso.
E o ano que vem deve ter outras novidades. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves, a prefeitura deve promover atividades durante o dia. “Ainda é apenas uma ideia. Eu sempre disse que o carnaval tem que ser comemorado com sol, lua e maresia. Vamos ver no que pode dar.”
Mas enquanto o próximo carnaval não chega, o azul e branco da Turma do Quinto vai cantando o título.

CLASSIFICAÇÃO FINAL 2014 – ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO LUÍS

1.       Turma do Quinto           255 pontos
2.       Flor do Samba              252 pontos
3.       Favela do Samba          250 pontos
4.       Túnel do Sacavém         240,5 pontos
5.       Marambaia                    235 pontos
6.       Unidos de Ribamar        232,5 pontos
7.       Império Serrano            232 pontos
8.       Turma de Mangueira      222 (227-5)
9.       Terrestre do Samba       196,5 (206,5-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário