domingo, 16 de março de 2014

Pesquisa aponta que 19% dos consumidores associam respeito à qualidade do produto

Na percepção de 19% dos brasileiros, ter um produto de qualidade é o principal atributo das empresas que mais respeitam o consumidor. Essa é uma das conclusões da 11ª edição da pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. O estudo – concluído em dezembro de 2013 – apurou, ainda, que para 17% dos entrevistados, um preço atrativo também é essencial para tornar tangível o respeito pela companhia. Na terceira colocação, com 9% cada, estão drives como oferecer serviços de qualidade, além de possuir funcionários e mecanismos de atendimento ao cliente com excelência. Na pesquisa anterior, realizada em 2012, 21% dos entrevistados apontaram a qualidade do atendimento como sinônimo de respeito.
Composta por 1.682 entrevistas realizadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, a pesquisa teve como objetivo identificar quais são as empresas – na percepção de homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos – que mais respeitam o consumidor e, para isso, contou com mais de nove mil respostas válidas.
Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, há uma década o estudo tem colaborado não apenas para melhorar e avaliar as relações de consumo no país, mas também para detectar a real percepção do consumidor brasileiro. Pioneira no Brasil em pesquisas com clientes secretos, Stella afirma que o fato de o brasileiro associar o respeito à qualidade do produto e ao preço justo é reveladora. “Significa que o brasileiro saiu do patamar do consumo imediato – aquele que valoriza aspectos superficiais – para o consumo crítico. Na prática, a durabilidade é que está em questão, ou seja, quanto vou pagar e quanto vou usar. Não significa que a questão do atendimento está descartada, mas que o brasileiro está interessado em uma experiência de compra completa, na qual qualidade, preço e atendimento são sinônimo do quanto está sendo respeitado”, explica Stella.
A especialista em análise do atendimento e de comportamentos de consumo do brasileiro acrescenta que a alteração da percepção do cliente está ligada ao momento socioeconômico do país; à ascensão das classes C, D e E; e ao acesso à informação. “Chegamos a um momento interessante de amadurecimento do consumidor brasileiro; estamos, no que costumo chamar, de a primeira etapa rumo à era do consumo consciente. Ou seja, o consumidor está consciente do seu poder de compra, consciente dos seus direitos e consciente da importância, ou não, do produto/serviço na sua vida”, analisa Stella Kochen Susskind.

SHOPPER EXPERIENCE

Com produtos inovadores e serviços exclusivos, a Shopper Experience – empresa brasileira líder da indústria de mystery shopping (cliente secreto) – produz conhecimento sobre a experiência dos clientes com produtos e marcas. O trabalho de uma equipe formada por especialistas experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto – conceito que foi implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e presidente da Shopper Experience –, faz com que a Shopper Experience tenha o maior índice de recompra e recomendação do setor, atendendo a clientes como C&A, Bradesco, Natura e TAM, entre outros.
A Shopper Experience possui uma área de negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de “barriga no balcão”. Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, 67 mil consumidores, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante – o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas. Entre os produtos da Shopper Experience, destacam-se Secret Shopper/Cliente Secreto, Customer Experience e Pesquisas ad hoc (qualitativas e quantitativas).

Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience é autora do livro “Cliente secreto – A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor”.  www.shopperexperience.com.br
fonte: Printec Comunicação (www.printeccomunicacao.com.br)

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