sexta-feira, 28 de março de 2014

São Luís sediará dois eventos sobre autismo

O transtorno afeta 70 milhões de pessoas no mundo e cerca de dois milhões de brasileiros

Estão abertas as inscrições para a 2ª Jornada Maranhense e a 17ª Jornada Regional de Autismo, que acontecem de 4 a 6 de abril, no Rio Poty Hotel. Os dois eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Autismo (Abra) e pela Associação Ilha Azul – que reúne pais, familiares e amigos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em São Luís. Os interessados podem se inscrever pelo site www.doity.com.br/jornadadeautismo.
A solenidade de abertura será no dia 4, às 8h30, seguida de palestra do médico brasileiro Carlos Gadia – considerado um dos maiores especialistas em autismo na Florida (EUA), e da palestra da presidente da Abra, Marisa Furia Silva. Ele falará sobre o TEA no Brasil, enquanto ela discutirá as políticas públicas para o autismo.
A programação inclui ainda outros temas, como inclusão escolar; prevenção de problemas de comportamento; diagnóstico precoce; seletividade e recusa alimentar; estratégias sensoriais para regular alerta e atenção; brincadeiras sensoriais e estratégias para o desenvolvimento de comportamento verbal.

Dados da ONU

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo possuem algum Transtorno do Espectro Autista. No Brasil, não existe um levantamento oficial, mas acredita-se que existam cerca de dois milhões de pessoas com TEA.
As duas jornadas marcam as comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Em São Luís, alguns pontos da cidade devem ser iluminados de azul – cor símbolo do autismo.
 
Características do distúrbio

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração que afeta a capacidade de interação social, de comunicação e o comportamento. Além do autismo, o TEA engloba outros distúrbios, como a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. O tratamento varia conforme cada caso, o que exige o apoio de uma equipe multidisciplinar.

fonte: assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário