Polícia
Rodoviária Federal registrou 17 mortes a menos em relação a 2014 no estado e
uma redução significativa no total de feridos graves
A Polícia Rodoviária Federal registrou uma queda de 5% no total de
mortes no estado do Maranhão ao longo de 2015. O total de mortes caiu de 317 em
2014 para 300 no ano passado –17 óbitos a menos. O total de acidentes graves nas rodovias
federais caiu 12% no mesmo período, de 656 para 577.
Entre as possíveis razões para essa queda dos
números de feridos e de mortos em 2015, a PRF destaca uma mudança recente do
Código de Trânsito Brasileiro, que desde novembro de 2014 prevê multas maiores,
de até R$ 1.915, para ultrapassagens perigosas, além da instalação de novos
radares controladores de velocidade.
A PRF tem procurado
focar ainda nas condutas dos motoristas que tendem a provocar acidentes graves,
como ultrapassagens irregulares, ingestão de bebidas alcoólicas e excesso de
velocidade.
O total de acidentes registrados passou de
2,4 mil em 2014 para 2,0 mil, uma redução de 16% em 2015. Ao menos em parte,
essa redução do número de acidentes se deve à implantação pela PRF, em junho do
ano passado, do registro eletrônico de acidentes sem vítimas. Esse sistema,
conhecido como Declaração de Acidente de Trânsito Eletrônica - e-DAT
(prf.gov.br/edat), que permite aos condutores mais agilidade para confecção de
um documento em caso de acidente, favorece a mobilidade no trânsito e libera os
agentes da PRF para a realização de outras atividades. O e-DAT pode ser feito
em até 60 dias, pela internet, diretamente pelos envolvidos na ocorrência. Com
essa mudança, a PRF passou a priorizar o atendimento de acidentes mais graves,
com pessoas feridas ou mortas. E acidentes sem gravidade deixaram de entrar nas
estatísticas oficiais do órgão.
Sobre
os acidentes com mortes
Entre as causas presumíveis dos acidentes com
mortes ocorridos em 2015, apontadas pelos policiais rodoviários federais que
atenderam as ocorrências no Maranhão, estão: ultrapassagem indevida, falta de
atenção, velocidade incompatível, desobediência à sinalização, ingestão de
álcool, dormir ao volante, defeito na via, defeito mecânico e não guardar
distância de segurança.
Acidentes envolvendo motociclismo,
atropelamentos e colisões frontais provocaram mais da metade das mortes. Cada
um dos dois tipos de colisão destacados representou menos de 5% do total das
ocorrências, mas ambos têm altíssimo índice de letalidade. Importante destacar
que a maioria dos acidentes aconteceu em reta e pista seca, o que reforça a
necessidade de atenção constante pelos condutores e demais interagentes do
trânsito.
fonte: NUCOM PRF-MA
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