segunda-feira, 8 de setembro de 2014

É o fim dos shows da Expoema?

O que estão fazendo com a Expoema? O evento que outrora foi o grande momento festivo do ano em São Luís, está decadente e cada vez mais perto do fim.
Quem frequentou a Expoema nos anos 1990 e na década 2000 sabe bem do que estou falando. O Parque Independência era palco de shows de algumas das bandas e artistas mais renomados do Brasil. Em uma única edição – lembro bem – houve shows grandiosos com Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Limão com Mel, Titãs e Calypso. No ano desta programação, fui em quase todos os dias. E com atrações de peso, o público correspondia. Eram milhares de pessoas todos os dias. Em uma época em que ter carro ainda era luxo para muitos, os engarrafamentos aconteciam com facilidade. A fila começava na porta principal de acesso ao Parque e, geralmente, terminava na ligação com a Avenida Guajajaras. Lembrou dessa distância? É muito grande. Bons tempos que...
Estive no domingo nas imediações da Expoema. Me chamou atenção, ao passar pela Guajajaras, que o trânsito estava muito normal. Entrei então pelo caminho que vai dar no local do evento. Durante todo o trajeto até a porta de acesso do público à Expoema – sim, eu fui até à porta – não enfrentei dificuldades em andar. Trânsito livre, sem carros no percurso. Na entrada, as gigantescas filas de pessoas querendo entrar deram lugar ao vazio. Os guichês de venda de ingressos estavam às moscas (bom lembrar que, em anos anteriores, muita gente garantia o ingresso com dois, três dias de antecedência nos pontos de venda). E olha que era dia de uma das principais atrações do evento, o Búfalo do Marajó. Esta mesma atração arrancou um bom público no ano passado, quando veio pela primeira vez.
Falando sobre a programação, o evento começou no sábado (dia 06) e segue até domingo que vem (dia 14). O normal seria uma programação completa, com atrações em todos os dias. Mas em três dias nada acontecerá: segunda-feira (hoje), terça-feira (amanhã) e domingo (14). Os maiores públicos devem ser registrados apenas na quinta-feira (11) e no sábado (13), quando se apresentam duas bandas de forró e uma de calipso, respectivamente.
Sobre isso, entramos em outro ponto importante. De acordo com informações não-oficiais, a organizadora do evento, a Associação de Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM) não tem mais interesse em manter a programação de shows no evento. 2014 será, provavelmente, a última vez que haverá tal iniciativa. 2015 deve se resumir à exposição e aos rodeios. E só.
Não sei o que motivou tal decisão, mas a cena cultural popularesca de São Luís perde. Afinal, a Expoema sempre foi sinônimo de festa para todos os gostos e todas as tribos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário