segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Roberto Rocha 2 X 0 Gastão Vieira

Pela segunda vez seguida, Roberto Rocha (PSB) consegue superar Gastão Vieira (PMDB) em briga eletiva no Maranhão. O fato parece demonstrar uma melhor e maior articulação política desenvolvida por Rocha.
A primeira vez que ele se sobressaiu foi em 2008. Na oportunidade, Rocha estava no PSDB e ajudou a eleger seu colega de partido, João Castelo. Detalhe que, naquele ano, Castelo venceu em segundo turno, derrotando Flávio Dino (PCdoB). Gastão Vieira, tido como o principal nome do grupo Sarney e por não ter nenhum grande escândalo contra ele, sequer assustou os outros candidatos. Terminou em sexto lugar, mesmo tendo todo apoio e aparição da cúpula do PMDB.
Agora, em uma disputa direta, Roberto Rocha demonstrou maior articulação e consegue se eleger novo senador do Brasil pelo Maranhão. Mas aqui existe um fator muito interessante. O sucesso de Rocha se deve muito ao crescimento de Flávio Dino. Os votos conquistados pelo comunista também serviram o peessebista - e vice-versa. Porém o insucesso de Lobão Filho foi mais determinante para Gastão não se eleger, porque o ex-ministro da Cultura demonstrou força e não ficou tão distante do eleito. Caso Edinho tivesse levado a disputa para o segundo turno, a história poderia ter sido bem diferente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário