quinta-feira, 10 de março de 2016

Weverton e Roberto em paz

Wevérton Rocha (PDT) e Roberto Costa (PMDB):
lado a lado e sorridentes
Na política, os ventos mudam de acordo com os interesses do momento. Isso não é novidade, mas alguns exemplos disso ainda surpreendem. Falo mais especificamente sobre dois personagens da história recente do Maranhão: Wevérton Rocha e Roberto Costa.
Quem sabe de política um pouquinho que seja, deve lembrar que Wevérton milita no PDT desde a juventude. O mesmo ocorre com Roberto, porém no PMDB. Dois partidos que, durante boa parte da democracia no país, foram adversários. Às vezes, até mais que isso.
Quando lembramos a batalha travada entre Jackson Lago e seu grupo contra o grupo Sarney, geralmente vem a memória a guerra entre o ex-governador e a ex-governadora Roseana Sarney. Mas, nos bastidores, no embate por vezes corporal, estavam duas lideranças juvenis: Wevérton Rocha e Roberto Costa.
O auge desta batalha foi o período pré-cassação de Jackson, quando as militâncias ficaram a flor da pele na eminência da queda de Jackson e da volta de Roseana. O confronto das duas juventudes era real.
Logo após a cassação, escreveu-se outro capítulo, tendo como cenário o Ginásio Costa Rodrigues. Costa afirmava a existência de um estrondoso desvio de verbas da reforma da praça esportiva. Wevérton se protegia em Brasília, preocupado em ser condenado em algo que, durante muito tempo, não se sabia se era inocente ou culpado. Recente, pôde respirar aliviado com a retirada da acusação.
Hoje, passado menos de uma década, os dois "adversários" se abraçam, dizendo que a adversidade não pode impedir a amizade. Os xingamentos e as palavras de baixo calão ficarão perdidos no vento, que mudou de direção, não se sabe até quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário