sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval de São Luís: festa e solidão!

E um sobrinho meu foi passar o carnaval no interior do estado. Fui deixar ele no Anel Viário, de onde iria partir o ônibus.
Assim como ele, tantas outras pessoas estão fazendo o mesmo: seguindo rumo a uma das outras 213 cidades maranhenses (não conto Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, porque é como nem sair daqui) ou a uma das vinte e seis unidades federativas.
Mas nem sempre foi assim. Houve tempo, em que curtir o carnaval em São Luís era quase que uma obrigação. Nem mesmo os egressos de outras cidades, que vinham morar aqui, queriam passar a folia de momo na terra natal. Era um tal de “só volto aqui quando der...” E quase nunca dava. Hoje, qualquer folga é a oportunidade para se ver longe da Ilha. Feriados como o carnaval é uma boa. São cinco dias bem longe da capital maranhense. Por tabela, distância de problemas. Natal e Ano Novo se confundem; são logo sete, oito, nove dias fora. Semana Santa é bem parecido. Independência do Brasil e aniversário de São Luís aumentam as estatísticas. Pobre aniversariante, nossa cidade! Não conta com tantos convidados para aplaudi-la na sua festa... A vontade de ir “em casa” e sair daqui é tão grande, que quem veio de cidades próximas, como Pinheiro, São Bento, Anajatuba, Itapecuru, Morros, Axixá, entre outras, não perde um final de semana aqui. Sexta-feira à noite ou sábado “no cagar dos pintos”, mochila nas costas ... Tchau, São Luís!
Foi-se o tempo em que carnaval aqui era uma boa pedida. Não é por causa das atrações (tirando artistas sertanejos, que tem tudo a ver – para não dizer o contrário), não é por falta de opções, não é pela ausência de bailes e festas e tão pouco pelo amor a “terra onde nasci”. É pela tranquilidade, calma, menor violência,... é pela segurança. O que todos querem ver durante o período de momo é arrastão de alegria, blocos de amigos, reunião de brincantes. Carnaval é isso!
Com a cidade quase vazia, espero que São Luís não bata o recorde de tristeza e fatos lamentáveis nos cinco dias. Porque até os ladrões estão indo “brincar” no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário